Últimos Acontecimentos

Cursos profissionalizantes: será que posso fazer?

O mercado de trabalho busca por profissionais qualificados e com diferenciais, e para preencher esse requisito um curso profissionalizante pode fazer a diferença! Nem todas as pessoas têm tempo e disponibilidade econômica para ingressar em um curso de graduação, que tem a duração de 4 a 5 anos.

Assim, os cursos de curta duração são ideais para atender esse público e suprir as necessidades das empresas e indústrias. Além de terem uma carga horária reduzida, eles formam estudantes em áreas específicas, atendendo setores com alta demanda de mão de obra especializada.

Os cursos profissionalizantes proporcionam uma formação de qualidade e têm boa inserção no mercado de trabalho, dando atenção à prática que essas profissões exigem, viabilizando a emancipação de seus alunos e contribuindo para a movimentação da economia!

 

O que é um curso profissionalizante?

São cursos de curta duração focados na qualificação profissional de seus estudantes, com conteúdo específico da área de atuação escolhida.

Eles são ideais para quem quer ingressar no mercado de trabalho com agilidade ou para quem busca atualização profissional, sem ter que recorrer a especializações dispendiosas.

 

Que tipo de instituição oferece cursos profissionalizantes?

Existem inúmeras instituições que podem oferecer essa modalidade. Nas universidades e faculdades é bastante comum encontrar cursos livres de extensão com esse fim.

Mas o ideal é buscar por uma escola que seja reconhecida pelo mercado de trabalho e que ofereça estrutura física adequada, sendo especializada nesse tipo específico de curso.

Há lugares que oferecem cursos profissionalizantes na modalidade EAD (ensino a distância). Apesar de facilitar o acesso, no caso de cursos profissionalizantes, que dão foco na prática, recomendamos que o aluno prefira sempre a opção presencial.

Cursos presenciais são vantajosos porque incentivam a disciplina, além de aprimorarem a capacidade de socialização dos estudantes, o que é essencial no mercado de trabalho, que sempre preza pela facilidade do trabalho em equipe.

 

Quais as vantagens de ingressar nessa modalidade?

O primeiro benefício diz respeito ao tempo de duração: um curso de graduação dura de 4 a 5 anos. Já os cursos profissionalizantes possuem cargas horárias variadas, dependendo do curso e conteúdo abordado.

Para quem precisa ingressar no mercado de trabalho com rapidez, isso é um fator chave na hora da escolha do tipo de formação.

Outra vantagem é a maneira que o conteúdo é construído. Em cursos de graduação há uma carga horária dedicada ao ensino teórico. Os profissionalizantes são mais focados na prática da área estudada.

O aluno conclui o curso com um conhecimento específico, pronto para exercer a função escolhida.

 

Quem pode fazer um curso profissionalizante?

Qualquer pessoa que tenha vontade de aprender está apta a ingressar em um curso profissionalizante.

Em geral, não há exigência da conclusão do ensino fundamental ou médio. Mas é importante pesquisar sobre o conteúdo que será estudado para entender se tem os conhecimentos necessários para dar continuidade ao conteúdo.

Os cursos profissionalizantes também são destinados às pessoas que já possuem curso técnico ou ensino superior e querem se atualizar em alguma área específica.

Profissionais que buscam trocar de área também recorrem a essa modalidade, pois conseguem uma formação de qualidade sem investir anos em outra graduação.

 

Esperamos que este conteúdo tenha te inspirado a começar seus estudos! Compartilhe com os amigos que também têm interesse no assunto: que tal começarem a se profissionalizar juntos em 2020?

Desconto no curso que deseja fazer

Selecione a unidade e curso de interesse para conseguir descontos de até 15%.

Preencha os campos abaixo